Por Ricardo Murça – Pharlog Transportes

 Olá, como vai você empresário que a meu exemplo tem que estar sempre atento para manter seus custos controlados, as vendas crescendo e sempre buscando descomplicar suas tarefas, não é mesmo?

Bem, hoje é justamente sobre estes pontos que vou escrever e ainda dar dicas valiosas de como diminuir os custos de transporte, com seus fretes e com a logística.

Primeiramente preciso dizer que o setor de transportes gira em torno do volume de cargas, do valor das cargas e na logística/ armazenagem, pelo número de itens armazenados e movimentação realizada. Um jargão é usado e se chama – volumetria!

Então se você tem pouco volume de carga e com valor agregado baixo o custo do frete pode ser um problema.

Mais uma situação comum é quando a empresa tem volume de cargas, tem valor agregado, mas suas cargas são pulverizadas, ou seja, tem entregas em muitos diferentes locais, cidades, Estados e etc.

Vejo muitos empresários trabalhando com 2 a 5 empresas de transporte, fazendo cotações todos os dias, se perdendo em faturas, prazos e datas de pagamento e não sabendo onde está a sua carga. Além disso, a não fidelidade ou o baixo volume também refletem nos custos do frete.

E o(s) funcionário(s)? Já parou para pensar na folha de pagamento e no funcionário que faz este trabalho, se não for o próprio empresário que ao invés de focar em vendas e estratégias tem que parar para atividades operacionais?

Em ambos os casos e em mais alguns exemplos que poderíamos citar, a melhor forma para a redução de custos é a terceirização e a centralização logística e vou lhes explicar como e por que.

Em primeiro lugar a terceirização tira da empresa a necessidade de investir em veículo próprio, impostos, registro em carteira e coloca nas mãos de uma empresa especializada o trabalho de entregas, fretes e transportes. Em segundo, a centralização das cargas lhe dá – poder de barganha – com o transportador.

O Transportador, por sua vez, tem fretes mais atrativos, custos menores e melhores condições por que ele ou faz o Brasil inteiro com seus próprios veículos ou trabalha em parceria com as principais transportadoras, especialistas em cada região do Brasil, entregando à elas todas as cargas de todos os clientes gerando uma VOLUMETRIA que é a palavra chave para a redução do custo do frete e dos transportes.

Assim, resumindo tudo o que foi escrito, com a terceirização e centralização dos transportes você consegue manter seus custos controlados e tem maior poder de barganha, descomplica sua operação e qualifica as entregas, passa a ter rastreabilidade e maior previsão de prazos e, o principal, foca suas forças na estratégia, nas vendas e em atividades que só o empresário deve fazer.

Ligue para a Pharlog Transportes e Logística e agende um horário ou peça uma cotação. Somos especialistas em operações de baixo custo e personalizadas.

 

Espero que eu tenha ajudado, até a próxima.

 

Ricardo Murça

Diretor – Pharlog Transportes e Logística

Saiba Como Transportar Sua Carga da Área da Saúde.

Utilizando de boas práticas, sem correr riscos de multas, e com todas as licenças necessárias requeridas pela ANVISA.

Clique para saber mais