Os paradigmas do e-commerce brasileiro

Por Pharlog 17/02/2017

 

“Trinta minutos por dia me fazem ter ideias brilhantes e ao mesmo tempo questionamentos intrigantes que eu jamais conseguirei solucionar.

Todos os dias por trinta minutos eu paro para analisar os canais de e-commerce em redes sociais e me deparo sempre com os mesmos paradigmas”, diz o empresário Ricardo Murça, que além de proprietário é também o diretor e farmacêutico da Pharlog.

Não é novidade para ninguém que a logística é um dos grandes gargalos de desenvolvimento para o Brasil e, nisto, incluímos os transportes, os modais, estradas, portos, custos da gasolina, impostos, legislação restritiva e etc.

Pela teoria das restrições, quando temos um gargalo o foco tem que estar justamente no gargalo. Ou seja, temos que identificar as restrições, os problemas e ao invés de criar uma solução paliativa, temos que atacar o problema e resolvê-lo.

O e-commerce tornou-se um importante caminho para o empreendedorismo, mas, ao mesmo tempo, trouxe uma gama de empreendedores com poucos conhecimentos e que passam o dia se debatendo em buscando remediar os problemas sem, na verdade, ataca-los de frente.

O custo da logística nem sempre é direto, ou seja, nem sempre no custo do frete , em quanto o cliente paga pela entrega no carrinho está o problema. Ao custo da logística é somado ao mal atendimento, a falta de informação, a perda do produto, as quebras e avarias, a demora na entrega e, finalmente, a perda do cliente. Mais ainda, implica em um estoque mal gerenciado, em falta de análise dos itens mais antigos, vencimentos, nas curvas de desempenho das vendas e por aí vai.

Outro ponto nevrálgico para o administrador do e-commerce é o transporte, mais conhecido como entregas. Por vezes o frete não é caro, mas a mercadoria é muito barata e o empresário vê seu cliente desistir lá dentro do carrinho, no momento do pagamento.

Não posso aqui citar o – mais famoso sistema de entregas do Brasil – pois posso ser processado, mas os entendedores entenderão que custo baixo é sinônimo de má qualidade, de ineficiência, de descaso e, na verdade, os micro e médios empreendedores são só mais um cliente para eles.

Mas este – famoso – sistema de entregas não é de todo mal e tem suas vantagens, mas não pode ser o único operador a cuidar de suas entregas. Uma gestão eficiente exige múltiplos operadores e modais, versatilidade e inteligência para gerenciar. Por que um leigo não recebe um diploma de médico? Por que ele não detém conhecimento e informações para lidar com um assunto tão específico! O mesmo serve ao empresário da internet: PREOCUPE-SE EM VENDER!

Um e-commerce eficiente deve se preocupar com a conveniência do cliente e deixa-lo escolher quanto pretende pagar pela entrega, deve preocupar-se com o tempo de entrega, com a qualidade na entrega e, principalmente com as informações.

A informação é a base de toda operação logística e as empresas de entregas e logística necessitam dessas informações para otimizar a operação de sua loja virtual, afinal a loja é virtual, mas os estoques e a mercadoria são reais! Saiba tudo de sua operação: venda média, venda mínima, venda máxima, peso, volume, principais praças atendidas, estados de maior venda e qual o perfil do seu público, se escolhem pelo preço ou compram exatamente o que querem?

De quanto tempo você dispõe para empacotar 300 entregas/ mês? E para mil entregas, quantos funcionários, embalagens, tempo, espaço e organização você precisa? E quanto isso representa a mais nos resultados de sua empresa?

Na Pharlog os custos são rateados entre todos os clientes, os espaços otimizados, a equipe treinada e especializada, cada cliente é um cliente e as operações podem ser personalizadas, de acordo com o tipo de negócio. As entregas e o transporte nem sempre tem o mesmo custo do – famosão – mas são muito próximas e tem melhor qualidade, não tem avarias, tem seguro embutido no valor do frete, você é prontamente reembolsado se algo ocorre, não tem greve, não tem “desculpa” (leia áreas com restrições ou risco), você é informado no exato momento da entrega, tem o rostinho do seu cliente no comprovante de entrega, assinatura, rastreabilidade total.

Quer mais? Na Pharlog nossos consultores vão em sua empresa ou podemos recebe-los em nossa sede para um café com tratamento exclusivo, seja você um MEI ou um Grande Empresário.

A Pharlog otimiza sua operação e divide com o cliente todas as vantagens e negociações que são feitas para reduzir os custos. Nós somos parceiros de nossos clientes!

E o paradigma: Mando com o famosão ou invisto em uma logística? Apenas pense e faça contas e você verá que sua empresa vai investir muito pouco ou nada e ainda vai aumentar seus resultados positivamente!

 

Faça contato conosco e teste a nossa experiência em favor de sua empresa!

 

Pharlog – Transportes e Logística